Arraiá do SoRisos em São Felipe

O grupo visitou no último final de semana, pela terceira vez a cidade de São Felipe (BA) e desta vez (02/07) apresentou o tradicional "Casamento na Roça", com final nem tão tradicional assim ...

Em resposta à um convite de Gregório, aceitamos o desafio de encenar em plena praça pública como parte das comemorações da final do Concurso de Quadrilha!

A recepção sempre calorosa da cidade aumenta ainda mais nosso prazer imenso de retornar a São Felipe. A cada visita sentimos estreitar os nossos laços com a cidade e sua gente. Gente amorosa, receptiva, que faz nos sentir em casa, felizes e muito à vontade. Cidade agradável desde a estrada que nos conduz até ela, cercada de belas paisagens de muitos verdes. Já na cidade, além de sua hospitalidade, temos o passeio à feira, a culinária sempre especialíssima, seus licores e a melhor farinha do Brasil.

Antes da apresentação fomos agraciados como uma feijoada deliciosa no espaço de Lingote, excelentemente preparada por D. Rosa, sua esposa. Lingote é uma pessoa incrível, que recebe seus amigos no Parque São Felipe (ou Jeguerê, como ele mesmo chama), sempre com sorriso largo e braços abertos.





Nossa concentração foi no Posto VIP onde nos aquecemos, ao som de muito forró, dançando e com nossos personagens já interagindo com o público. No cortejo até a praça principal, a noiva foi conduzida de carroça puxada por um jegue, seguida das tres quadrilhas do concurso e todos os demais integrantes do grupo. Tudo ao som de forró.


Chegamos à praça junto com muita chuva e, embaixo dessa chuva intensa, Chiquinha, a noiva, começou a contar sua saga para encontrar seu noivo. Seu pai, arma em punho, disposto a tudo para defender a honra de sua filha. Praça cheia, público atento, envolvido e se envolvendo, a história foi acontecendo, os fatos se desenrolando e, por fim, um final surpreendente!


Mas este a gente não pode contar aqui não! Fica a surpresa para quem um dia assistir o Arraiá dos SoRisos!

Obrigado São Felipe e até nosso próximo encontro, que desejamos que seja em breve! Queremos muito apresentar nosso Sarau de Poesia no Salão Paroquial! Nosso agradecimento imenso às pessoas que tornaram possível nossa ida à cidade e a todos os presentes, que nos deram seu carinho, nos doaram seus risos e contribuíram com sua participação!


Abraços São Felipe!

"Amigos, mais uma vez quero parabenizá-los por mais uma apresentação. Mais uma oportunidade de viver em grupo aquela emoção, compartilhar, dividir, somar, estar junto... Dessa vez uma apresentação fora da normalidade das apresentações feitas até agora: numa praça de cidade, debaixo de chuva, microfones passando de mão em mão, platéia imensa por todos os lados, movimentação e barulhos dessa mesma platéia e no seu entorno... Mas deu tudo certo. Foi um sucesso, mesmo dentro dessas condições, haja visto a atenção das pessoas, que não arredaram pé mesmo com chuva, mostrando a avidez por espetáculos teatrais, quem sabe para muitos visto pela primeira vez. E no final os aplausos, mostrando a satisfação de todos e coroando a apresentação.

Tudo isso sem contar o desfile de ida do hotel até o local de concentração (o posto Vip, onde todos dançaram um forró para aquecer "as turbinas"), e o retorno da concentração até à praça, com direito a noiva numa Carroça-Carruagem-Limousine, carro de som e quadrilhas de São João enfeitando e alegrando o cortejo. Um rebuliço total na cidade. A cidade de São Felipe, tenho certeza, nunca viu nada igual. O "pãe" da noiva fez o maior sucesso com o seu bigode portugues e o trabuco em punho; sem contar na vovó transviada que até chamada de gostosa foi, dançando e rebolando como ninguém. A 'piriguete grávida' também chamou a atenção (gostosa, pernas grossas, olhos verdes...).

Tenho que ressaltar a acolhida das pessoas que promoveram e convidaram o SoRisos. Pessoas altamente gentis e prestativas, e que valorizaram todo o trabalho e empenho do grupo em fazer a apresentação, se deslocando de Salvador, enfrentando estrada, chuva e condições imprevisíveis. Tenho certeza que o grupo já é um nome conhecido e de sucesso na cidade, e que tem o caminho aberto para novos trabalhos junto à comunidade, uma comunidade que mostra carente de eventos culturais mais apurados. Ressalto que além do valor intrínseco do próprio grupo, esse acolhimento deve-se muito também ao prestígio que Jorge tem junto à uma parcela enorme das pessoas comuns e empresários e políticos da cidade. É muito uma retribuição do amor que ele dedica à sua cidade e seus cidadãos. Amor gerando amor, e nós usufruindo e absorvendo uma boa fatia. E também muito do amor e carinho e respeito que ele também dedica a esse grupo."
(Tom Alves)

"Estar em São Felipe pela terceira vez foi muito bom. Além da calorosa acolhida hospitaleira de sempre, senti um grande orgulho do nosso grupo de teatro Sorisos, da importância do trabalho cultural que vem desenvolvendo. Levar alegria e humor para essas comunidades é algo valioso e muito gratificante. Quando vi toda aquela gente reunida em torno da praça com um sentimento único de valorização e carinho pela nossa apresentação senti o tamanho da nossa responsabilidade. Nem mesmo a chuva que caía teve força suficiente para fazer o povo arredar os pés da praça. E ouvir o som dos guarda-chuvas se abrindo foi como uma melodia cantada de respeito e consideração pelos eventos que ali aconteciam. Era uma platéia vibrante de 'emocionar quarquer' coração. Confesso que de início fiquei receosa com a nova experiência, mas a receptividade positiva de apoio e aprovação da comunidade me imprimiu uma alma nova e revigorante de fazer acontecer o espetáculo. Fiquei surpresa como tudo aconteceu de forma tão natural e espontânea, como se já estivéssemos familiarizados com aquele tipo de apresentação. Agradeço pelo fim de semana maravilhoso, pela dança e pelas quadrilhas. Nunca me divertir tanto!" (Delma Teixeira)

4 comentários: